Ou mudei de mais, ou apenas o mundo segue seu rumo



Não conheço mais as pessoas. Elas ficaram mais distantes de mim. Nao foi eu que mudei apenas, claro é verdade que já não sou mais aquele garoto timido que mandava cartas as meninas por medo de falar pessoalmente, vejo as pessoas concentradas em seu mundo impenetravel, doceis e falantes no facebook e pessoalmente frias e distantes.
Uma certa tarde dessas quando ia para a faculdade e estava dentro do ônibus fiquei olhando as pessoas atravessarem em grupo na faixa de pedestre em uma rua do centro de Fortaleza. Elas estavam quase se encostando uma nas outras, mas não se olhavam, tinham outras peocupacões e um certo terror de perceber que tem algum estranho por perto.
Quando venho no onibus da faculdade e vejo várias pessoas se falando e rindo fico tentando imaginar como é que eles tiram tanta estória para se divertir, enquanto eu fico ali sem ter ninguém que converse comigo. Talvez foi eu mesmo que mudei, era mais comunicativo com as pessoas, principalmente depois que eu li o livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dali Carnigie onde ele relatava como podemos manter um dialogo, sabendo falar e tambem sabendo ouvir. Parece que hoje eu nao tou conseguindo ouvir tão bem, falo mais e com isso não mantenho uma conversa por muito tempo.
Deve ser por isso que minha mulher cansou da vida a dois, ficar ao lado de alguém que se recusa a ouvir e quando esta ao seu lado só quer saber de ver televisao e por isso perde os momentos mais lindos da vida. Eu até me esforço para ficar ali ouvindo alguém falar, mas logo me vem uma vontade de desviar a atençao para outras coisas e também interrompo as pessoas com minhas próprias estórias.
Uma vez fui ao centro com minha mãe e ela começou a falar muito, sem parar, até conseguia rir do que ela dizia pois ela é como Chico Anysio dizia: "o cearense não nasce, estréia". Uma mãe que mesmo na reclamação arranca gargalhadas de quem está por perto e faz o ambiente se tornar mais feliz.
Sinto falta de um grupo de amigos como eu tinha na adolescencia, onde podiamos dividir momentos juntos e partilhar experiências. Os meus amigos envelheceram, casaram e romperam com o seu lado Peter Pan de ser. Quem mais resistiu foi meu amigo Nonato, que até os seus 30 anos circulava como o "último cearense virgem" e tinha amigos bem mais jovens que ele. Era como se ele estivesse tentando manter a fonte da juventude por osmose de convivência. Nonato também casou e virou um pai de familia dedicado.
Claro que se precipitar tambem nao significa que voce fica sendo o bambam. Cada um tem sua maneira de viver a essas experiencias da vida.









Por Carlos Emanuel

Nenhum comentário: