Da necessidade da (ciber)interação - Kennedy Ribeiro

É fato. A atualidade nos trouxe um estilo de vida bem diferente daquele ao qual não estávamos acostumados ― ou pelo menos a geração anterior. Exigências, desdobramentos, corre-corre e a ânsia cada vez mais constante de assumirmos diversos papéis.

Um deles está relacionado ao avanço da internet e consequentemente, a criação de vínculos virtuais com os demais usuários da rede. Esses dias um amigo me questionou a respeito da necessidade que hoje temos (ou criamos?) de estabelecermos cada vez mais tais ‘vínculos’, sobretudo através do uso das redes sociais. Facebook, Orkut,Twitter, My Space e outros tantos sites que fizeram da relação com o mundo virtual uma atividade bem mais complexa que o simples fato de enviar/receber e-mails. É como se construíssemos uma vida paralela que busca se expandir sempre que criamos um perfil nessa ou naquela página de relacionamento e, a partir daí, saímos adicionando outros tantos ‘amigos’.

Mas ao contrário do que se possa imaginar, um estudo realizado pelo American Life Project do Centro de Pesquisas Pew, recentemente divulgado, mostrou que os usuários de sites como o Facebook possuem mais vínculos de amizade, além de fazerem parte de grupos sociais reais. A pesquisa revelou ainda que, apesar da grande exposição na rede, as pessoas têm mais confiança e mais amigos próximos.

Seria uma tendência dos dias atuais acompanhada dos recursos que a tecnologia nos proporcionou ou estaríamos cultivando realmente um modus de vida que ultrapassa os limites do mero cotidiano? Seja como for, é necessário aproveitarmos aquilo que de bom essa mesma tecnologia nos apresenta, sem, contudo, deixarmos de lado o que é importante para nós.


Kennedy Ribeiro

Nenhum comentário: