A Imprensa que joga o jogo do Poder


É triste para nós brasileiros termos uma imprensa comprometida apenas com seus próprios interesses. Alguns omitem determinado assunto para não ferir o ego dos patrocinadores, outros tentam não manchar a imagem do partido da qual tem simpatia. Vemos constantemente manipulacão de informacões. As noticias que nos chegam tedem a dar uma conotaçao maior aquilo que ridiculariza os oponentes. 
 
Antes no nascimento da nossa imprensa com Hipolito da Costa no Correio Brazieliense, ou Mesmo na Imprensa Regia atraves do Diario do Rio de Janeiro, viamos jornais de opinião abertamente defensores de sua bandeira, porém assumidos como tal sem esconder aqueles que defendiam. Hoje se observa um ataque de todos os lados. Jornal "A" faz varias criticas sistematicas a um determinado grupo politico e se veste da carrapuça de estar denunciando o erro, mas no entanto omite a informaçao quando a critica parte para alguém do seu lado, ai nem toca no assunto.
Temos atualmente o caso Cachoeira, onde uma CPI pode investigar até onde vai as garras do bicheiro e saber quem está envolvido além de Demostenes. Até ai tudo bem, porém nos últimos dias temos a Globo e a Veja, revistas de clara ligação com a direita e com largo alcance na midia do Brasil, tentarem inverter o foco das coisas e tentar envolver as coisas nesse caso Cachoeira como se a culpa fosse do PT. Tem que de qualquer jeito dizer que o PT está por trás.

 No caso de a midia acusar o Govenador Petista Agnelo Queiroz e praticamente fazer um linchamento público de sua imagem sem contudo até o presente momento ter aparecido nada que incrimine o Governador.
Um professor meu que levou uma revista Veja para sala de aula e nos deu uma materia que só atacava o PT. Nos pediu para debatermos e ele foi logo mostrando a parte que dizia que a regulação da midia seria a censura do Brasil. Como eu havia lido algo sobre isso e participado de palestras sobre o assunto, contestei o professor na frente dos alunos. Pareceu claramente que os alunos estavam voando sobre o assunto e com certeza aceitariam a versão do professor e da revista se eu não houvesse contestado.
A Regulação da Mídia ao contrário do que se fala na Revista Veja quer democratizar o acesso a informação real, de qualidade, ou seja, que os meios de comunicação não fiquem na mão de uma meia duzia de familias ligadas a grupos empresarias e politicos que controlam a informação. Na Lei também consta a questão de direito de resposta a quem for ofendido na TV, sem ter provas alguma contra ele.
Sabemos que isso acontece de muitas vezes uma pessoa ter seu nome vinculado com algo errado e sua imagem maculada, tendo depois provado a inocência e a emissora não reparar na mesma medida e tempo que falou mal da pessoa.

Outro caso que mostra a tedencia da imprensa brasielira, foi o caso da Privataria Tucana livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr que conta os desmandos das privatizações do Governo FHC e Serra, onde teriam desviados bilhões para paraiso fiscais nas ilhas Cayman. O livro esgotado na sua primeira edição no primeiro dia foi simplesmente evitado no noticiario Veja, Globo.
Graças as redes sociais da internet o livro não ficou apagado e já gerou uma CPI puxada no congresso por Protogénes Queiroz do PC do B.
Até por ser uma emissora de longo alcance a Globo (Veja) deveria estar comprometida com a informação insenta coisa que não faz. Ela tem tanta influência pelas pessoas que se diz algo,mesmo sendo mentira se torna verdade porque é ela que disse. Algo parecido com o que disse o ex- Presidente Norte Americano Ronald Reagen falou em relaçao ao que poderia ou nao fazer um Presidente. No caso ele disse que a um Presidente era permitido tudo, até mentir.
Um caso emblematico de protecionismo foi o caso que aconteceu com o ex Presidente da CBF Ricardo Teixeira, acusado de corrupção e sendo noticiado em midias no mundo inteiro e no Brasil também, menos na Globo que não soltou uma nota se quer contra o seu pupilo por ter interesse comercial em relação as trasmissões esportivas. O desgaste do chefe maior da CBF contudo já era grande e ele acabou renunciando o cargo. 
 
Não podemos esquecer o que aconteceu na eleição presdencial passada. Foi um ataque sistemático do PIG (Partido da Imprensa Golpista) contra a imagem da Presidente de Dilma, na epoca apenas candidata. Dilma foi capa de varias edicoes da Veja como terrorista, como defensora do aborto, porem as discurssoes nacionais ficaram de lado, pois a Globo queria era dar a vitoria a Serra. Olhe o exemplo da “bolinha de papel” que a midia golpista usou como se ele tivesse sido atingido por uma pedra, buscando simular um ataque de militantes petistas.

Gracas a Deus que temos hoje as redes sociais, pois ele podem abafar o espaco da midia tradicional, mas das midias alternativas atraves de blogosfera eles perderem todo o conrole.
















Por Carlos Emanuel

Um comentário:

Micaeli Campos Maciel disse...

Muito bom o post ! Realmente parece que as pessoas andam com tanta preguiça que não conseguem mais usar o cérebro pra fazer o óbvio: pensar... E ver a importância de enxergar o que está realmente acontecendo na nossa realidade "manipulável".