RESENHA DO FILME BOA NOITE E BOA SORTE


    Durante o período da Guerra Fria nos Estados Unidos da América, houve uma intensa perseguição à esquerda, pois se temia a “ameaça vermelha”. Todos os que tinham simpatia por ideias ditas subversivas, eram mal vistos e expostos perante a sociedade estadunidense como se houvessem infringido uma regra social importante.

    O Senador Joseph McCarthy teve um papel de destaque neste contexto de desconfiança e de “caça às bruxas”, pois foi ele o principal ator desta peça bizarra. Na década de 50, McCarthy era um poderoso político da extrema direita americana, o Partido Republicano. McCarthy e sua Comissão de Atividades Antiamericanas do Senado eram quem dava as cartas naquele período. Quem se opusesse a seus métodos era automaticamente rotulado de comunista e perdia seu emprego, tinha sua reputação “manchada” como espião russo e traidor da nação americana.
    Dentro do show- business e da mídia da época muitos foram denunciados como simpatizantes dos soviéticos, muitas pessoas tiveram suas vidas destruídas pelos macartistas, inclusive algumas sendo levadas ao suicídio. Mas houve um homem que ousou se opor a McCarthy, foi o jornalista Edward R. Murrow(David Strathairn), um pioneiro das transmissões de notícias pela televisão. Murrow produziu uma série de reportagens televisivas que conduziram à queda do Senador Joseph McCarthy, assim como à reversão de parte das perseguições políticas que provocou.

    Murrow trabalhava na rede de TV CBS como âncora de um programa jornalístico chamado “See it Now” (em português seria algo como Veja Agora) e terminava suas transmissões sempre com o bordão “Boa noite e boa sorte”. O filme Boa Noite e Boa Sorte, dirigido pelo ator/diretor George Clooney, retrata bem a mancha negra que representou o macarthismo para a sociedade americana, ele tem início com Murrow recebendo uma homengem e iniciando um discurso, onde relembra os fatos ocorridos quando apresentou o programa já citado na CBS. Então somos apresentados a seus colegas de trabalho Fred Friendly(Clooney), seu braço direito, ao escritor, editor e correspondente Joseph Wershba(Robert Downey Jr.), e Shirley(Patricia Clarkson), casada secretamente com Joseph, já que não eram permitidos casamentos entre funcionários da CBS, ao melancólico âncora Don Hollenbeck(Ray Wise), que estava tendo sérios problemas devido a ter sido abandonado por sua esposa e não suportando as críticas de um jornalista concorrente chamado O’Brian, motivadas por diferenças ideológicas(suspeitava-se que Don fosse comunista), então  suicida-se, e ao chefe executivo da CBS William S. Paley(Frank Langella), vulgo Bill.
    Murrow, no início do filme irá receber um prêmio da Fundação e Associação de Diretores de Notícias do Rádio e da Televisão. Em seu discurso Murrow relembra os fatos ocorridos que o levaram até aquele momento, tem início um longo flashback que nos situa no dia 14 de Outubro de 1953, dentro da rede de televisão CBS.

    Então surge um texto no centro da tela, que diz o seguinte: “Nas décadas de 1940 e 1950, os EUA estavam preocupados com a ameaça do comunismo. O Senador Joseph McCarthy fez uma denúncia pública, segundo a qual mais de 200 comunistas de carteirinha infiltraram-se no governo. Poucos jornalistas dispuseram-se a confrontar McCarthy, com medo de tornarem-se alvo de suas acusações.”
    O próximo fato digno de nota é a acusação de ser comunista feita pelo Senador McCarthy contra o tenente da reserva da aeronáutica norte-americana Milo Radulovich devido a seu pai ser leitor de um jornal de origem sérvia. A aeronáutica considerou Radulovich uma ameaça à segurança nacional e o convidou a se demitir, ele recusou-se, então foi recomendada a sua expulsão. Murrow e sua equipe decidiram promover uma campanha a favor da permanência de Radulovich nas forças armadas, com isso conseguiram muitos problemas, já que a aeronáutica era um dos patrocinadores da CBS.  
   Neste trecho há a insistência de uma citação muito esclarecedora sobre a situação do tenente retirada da peça Júlio César, de William Shakespeare: “De que pratos nosso César se alimentou?”
    Murrow, com sua campanha, conseguiu que Radulovich fosse reintegrado às forças armadas, mas não sem atrair para si a atenção de Joseph McCarthy e comprar uma briga com o mesmo. Murrow e McCarthy passam a trocar farpas através da mídia, o Senador acusa Murrow de há 20 anos atrás ter feito propaganda em prol das causas comunistas e de ter sido diretor substituto do Instituto de Educação Internacional, fazendo trabalho equivalente ao da polícia secreta russa. McCarthy ainda o acusa de ser membro do IWW (Industrial Workers of the World), uma organização terrorista subversiva.
    No programa seguinte, Murrow nega as acusações e diz que trabalha na CBS há 19 anos.  O Senador saiu da batalha midiática contra Murrow com a imagem muito debilitada, então passa a ser investigado pelo senado.
    Enquanto comemoravam sua vitória contra McCarthy, os integrantes da equipe da CBS recebem a triste notícia do suicídio de Don Hollenbeck, asfixiado com gás de cozinha. Quem sente mais profundamente é Murrow, pois o amigo havia lhe pedido alguns minutos de sua atenção e ele negara por estar muito ocupado.
   Já em seus momentos finais o filme mostra o momento em que um funcionário da CBS, Sig Mickelson(Jeff Daniels), chama o casal Joseph e Shirley Weshba em sua sala e diz que todos na empresa sabem do envolvimento amoroso clandestino dos dois e lhes dá a chance de escolher quem se demitiria para resolver o impasse. Eles decidem que Joseph deveria deixar a empresa.
    Em seguida, Murrow é chamado à sala de William S. Paley. Fred o está aguardando na sala de espera. Já na sala do executivo eles discutem com Paley sobre patrocínios para manter seu programa no ar. Como uma crítica à mídia muito pertinente o filme põe na boca do executivo a questão muito atual de que o público quer consumir “menos lições de civismo e mais entretenimento.” Então eles passam a discutir sobre censura na mídia.
    Bill Paley aumenta a duração do See it Now  para uma hora e o dia de exibição passará da terça-feira à noite para domingo à tarde. Murrow pergunta por que o executivo não o despede e ele diz que nenhum dos dois quer isso. Murrow sai da sala e Bill pede que Fred fique para discutirem mais um assunto em particular.
   Fora da sala de Bill, Fred diz a Murrow que o executivo ordenou algumas demissões na TV. Fred, ironizando a situação, decide com Murrow que o próximo programa dos dois será sobre a decadência na televisão. Então Fred diz que o Senado votará uma moção de censura contra McCarthy, depois diz que este vai perder credibilidade, mas que vai permanecer no Senado, não será cassado.
   Ao final, assistimos ao restante do discurso de Murrow e este nos dá uma lição de como deve se comportar um bom jornalista diante de qualquer adversidade, seja ela qual for, e que o jornalista nunca deve temer os poderosos, mesmo que estes levantem a bandeira da moralidade.  

REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boa_Noite,_e_Boa_Sorte .Página visitada em 30/04/2012
http://omelete.uol.com.br/cinema/boa-noite-e-boa-sorte/ .Página visitada em 01/05/2012
http://www.cranik.com/boanoiteeboasorte.html .Página visitada em 01/05/2012

















Por Roberto Eduardo

Nenhum comentário: