Luizianne Lins e seu caminho politico

Em 1992 uma jovem despontava na vida estudantil em Fortaleza, Luizianne Lins estudante de Comunicação Social então Presidente do DCE da UFC era uma das milhares de pessoas que estavam nas ruas com a cara pintada lutando pelo Brasil contra corrupção.
Lodo depois em 1993 se elegeria Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e Secretaria de Juventude do PT Ceará. Sem ser apadrinhada politica de ninguém Luizianne foi crescendo com suas ideias de mudança. Mesmo sendo filha da classe média ela sempre teve seu olhar voltado para as pessoas com mais necessidades.
Em 1996 com o Slogan "Gente é para Brilhar" Luizianne Lins se tornaria a vereadora mais votada do PT com 5.336 votos, sendo reeleita em 2000. Em 2002 se elege deputada estadual, sendo a mais bem votada das mulheres com 60.821 votos.
Mas sua maior batalha viria dois anos depois em 2004 quando se colocou como opção para ser a candidata a Prefeita de Fortaleza pelo PT. Teve que enfrentar uma votação apertada internamente, ganhando por apenas um voto e depois enfrentou a cúpula nacional do partido que apoiou abertamente Inácio Arruda do PC do B, inclusive mandando o show de Zezé de Camargo e Luciano quando ainda podia haver showmício.
A loura não abaixou a guarda e numa campanha vencida em segundo turno contra Moroni Torgan (DEM) ela representou a ruptura com uma gestão de Juraci Magalhães (PMDB) que mesmo tendo avançado em algumas áreas, deixou um rombo enorme nas contas públicas, devido as desvios escandalosos, como o dinheiro da merenda escolar.
Luizianne ficou como prefeita durante oito anos, mas não conseguiu eleger seu sucessor Elmano de Freitas (PT), devido boa parte a ter enfrentado uma máquina com tentáculos jamais vistos na história da politica recente do Estado do Ceará.
Com mais de vinte partidos a seu favor e contando com um capital financeiro robusto Roberto Cláudio (PSB) foi eleito usando práticas das mais retrogradas que já se imaginava não mais existir na atual moderna politica.
Com a vinda de Lula para apoiar Elmano, os irmãos (metralha) Ferreira Gomes começaram a tentar neutralizar a popularidade do ex-presidente junto as classes menos favorecidas. Ciro Gomes foi a TV nas inserções da coligação "Para Renovar Fortaleza" enfatizar que Lula não era candidato a Prefeito e sim Elmano, deixando o eleitor fortalezense mais humilde em dúvida.
Na quinta (25) já próximo a eleição, eles resolveram radicalizar e colocaram um vídeo editado não qual a Prefeita Luizianne dizia se preparar para eleger até um poste de luz quebrada. Uma fala de 2010, que foi usada fora do contexto e pegou muitos eleitores de surpresa, pois eles acreditavam que ela estava falando aquilo nesse momento.
Para finalizar os planos maquiavélicos da velha direita disfarçada de esquerda em uma sigla histórica como é o PSB, eles começaram a formatar um exército de compradores de votos. Desembarcou em Fortaleza pessoas vindas de vários municípios do interior ligado ao Governador Cid Gomes (PSB) com o intuito de passar uma falsa impressão que todos haviam mudado de lado.
Na calada da noite de sábado (27) entraram nos bairros e começaram a fazer suas ações obscuras. No dia da eleição 28 de outubro, as ruas estavam tomadas de amarelos, fazendo carreatas, bandeiraços, distribuindo dinheiro, entrando nas seções eleitores sem no entanto serem votantes com bandeiras e materiais do candidato Roberto Cláudio.
Mesmo contra todo esse aparato, mais de 570 mil eleitores votaram em Elmano de Freitas, demostrando que não venderiam seu voto, fácil. Apesar do pleito ter sido desvantajoso numericamente, houve um avanço do PT Municipal de Fortaleza, que o coloca agora como uma voz verdadeira de esquerda, com ideais e bandeiras de lutas renovadas, pronta para fazer uma oposição ao novo gestor (se eu ele não for cassado pelos abusos eleitorais).
Agora cabe a Prefeita Luizianne Lins retomar a sua trajetória, mesmo fora do poder. Momento de avaliar possíveis falhas e retornar com sua liderança a reconstruir o PT Estadual com vistas em 2014.


Escrito por mim no Blog da Dilma

Nenhum comentário: