Como agem os Estados Unidos

Relatório da base de Montevidéu:
Montevidéu
1° de abril de 1964
No Brasil está tudo terminado em relação a Goulart, e muito mais depressa do que era de se esperar. Ele mesmo deu aos militares e aos lideres políticos de oposição o pretexto que precisavam: um discurso no clube dos Sargentos no qual os apoiavam contra a unidade dos oficiais. Isso vindo imediatamente após ato de insubordinação por parte de soldados rasos, marinheiros e fuzileiros, não poderiam calhar melhor para os nossos objetivos. A base do Rio avisou que provavelmente Goulart virá para o Uruguai, isso significa que os temores de Holman com relação a problemas com novos exilados tinham fundamento.
João Goulart imagem internet

O reconhecimento do novo governo militar pelos Estados Unidos foi quase que imediato, não mais discreto, mais acho que bastante sintomático da euforia que deve reinar agora em Washington, depois que dois anos e meio de operações destinadas a evitar que o Brasil descambasse para a esquerda com Goulart frutificaram auspiciosamente.
Nossa campanha contra ele seguiu a mesma linha que se efetuou contra a infiltração comunista nos governos de Valesco e a Arosemena, dois ou três anos atrás no Eguador. Segundo Holman, a base do Rio e suas outras dependências estavam financiando as manifestações urbanas em massa contra o governo de Goulart para provar que os velhos temas como Deus, Pátria, Família e Liberdade sempre prevalecem. A queda de Goulart se deve, indubitavelmente, em grande parte a operação eleitoral que retrocede ao ano 1962.

Por Antônio Ibiapino da Silva

Nenhum comentário: