Mary e Max Uma Amizade Diferente: Filme sobre amor

O Cine Clube BNB desta terça feira dia 03 passou um filme sobre conhecer o outro, que faz parte da mostra do mês de Julho sobre essa temática de amizade. Sempre Às 17 horas um filme com uma temática abordada no final com um debatedor. Mary e Max- Uma Amizade Diferente filme de 2009 da Austrália Direcao de Adam Elliot. 

Mary e Marx, uma estória que nos mostra a beleza da amizade e o que ela nos pode proporcionar. Mary de 08 anos Australiana, filha de um pai que sendo empresário e nas horas vagas vivendo com animais mortos e a sua mãe que vive degustando vinho durante todo o dia. A pequena se sente isolada do mundo por ter ideais diferentes das outras pessoas. Sonha casar com seu vizinho,um jovem bonito,mas gago.
Marx 44 anos mora em Nova York, com seu peixe, gato cego e com seu amigo invisível. Participa dos Gordinhos Anonimos, mas não consegue de maneira nenhuma larga o vicio do chocolate.
Um dia Mary decide aleatoriamente escrever uma carta e faz um recorte numa lista telefonica e resolve contar sua vida e particularidades a um homem chamado Marx. Diante das esquisitisses dos dois, eles se completam e por mais de 20 anos se comunicam sem nunca se encontrarem. Tanto para Marx, como para Mary descobrir um mundo novo atráves das experiências de cada um faz com que o sentido da vida permaneça no coração de ambos.
O que podemos observar nessa estória é que nos mostra que a amizade ver além das aparências. Principalmente aqui vemos a busca de uma amizade que nos complete, mas que não se encaixa necessariamente nos padrões de beleza físico, ou de  estatros social avantajado.
Marx que há muito anos jogando o mesmo número na loteria, finalmente ganha e pode comprara bastante chocolate e ajuda sua vizinha quase cega a realizar seu sonhos. Mary que depois de perder o pai e a mãe segue sua própria vida e se casa com o seu vizinho, seu grande amor idealizado na sua cabeça.
Mary se forma e vai estudar problemas mentais e descobri como ajudar seu amigo de Nova York a curar seu problemas. E escreve um livro e antes de publicar manda um exemplar para ele. Que ao ver sua estória ali no livro se revolta e rompe a amizade com sua amiga de longas datas. Mary acaba entrando num processo depressivo, destrutivo e seu marido abandona ela e vai morar com seu amigo de também correspôndencia.
Depois de muito tempo Marx aceita o perdão de Mary e manda sua coleção de brinquedos do desenho animado preferido dos dois. Mas ela no seu processo de depreciação chega ao limite de tomar muito remédio e tenta se enforcar. Salva por uma batida na porta. Quando abre a porta encontra seu vizinho que anda de cadeiras de roda e fazia muitos anos não saia de casa por ter uma espécie de fobia social. Ao ver a carta do amigo Marx decide reassumir sua vida.

Finalmente decidiu ir a Nova York ao encontro Marx, porém o destino os separou por uma manhã, justamente quando ela chega na sua casa trazendo nas costas seu filho recém nascido encontra Marx já sem vida com o olhar para cima onde estavam todas as cartas de Mary escrita durante mais de 20 anos. E o filme acaba os dois de mãos dadas olhando para as cartas.
Reconheço que fiquei emocionado, realmente falar de amizade faz com que nos sintamos diferentes, pois todos nós queremos ter amigos e ser amados por eles.  No mundo atual a rede de relacionamento pela internet é imensa, mas nem sempre os contatos são consistentes. São trocas de fotos, textos e cotidiano pela rede, mas muito superficialmente. Como sempre digo "a internet aproxima quem estar longe e afasta quem estar perto".
Nas próximas terças serão exibidos no dia 10 será exibido Midnight- Perdidos na Noite, dia 17 Uma Amizade Sem Fronteiras, dia 24 Nos Que nos Amavamos Tanto, dia 31 Aqueles Que Sabe Viver.





Por Carlos Emanuel

Nenhum comentário: