E ai Comeu? Ano 2012: Resenha de Filme


Recentemente você no meu blog pessoal na Sessão de Cinema esse filme, agora leia a Resenha:

Logo de cara, o nome é bem sugestivo, E ai Comeu? Por mais que o filme aborde vários temas dentro de um mesmo segmento, o titulo nos faz pensar, em um filme de total sacanagem.
O ambiente é um bar: Harmonia. Nada mais poético para um homem do que estar junto aos amigos, bebendo, contando as vantagens de ser macho e as desvantagens do fracasso no relacionamento. Esse é o mote de três amigos, com histórias de sofrimento e alegria.

Honório, Fonsinho e Fernando, espelhos da maioria dos homens espalhados pelo nosso Brasil. Quem de nós, já não saiu do trabalho e em vez de ir para casa, seguiu para o primeiro boteco que viu pela frente? Ali rola o jogo de sinuca, tem a música de dor de cotovelo, as conversas mais pornográficas também fazem parte desse ambiente. É o caso desse filme.
Honório (Marcos Palmeiras), jornalista, homem casado, que deixa a mulher de lado e vai beber com os amigos, enquanto seu casamento esfriou. Leila (Dira Paes), sua esposa e mãe de três filhos, sai todos as noites e deixa o marido cuidando da casa e não dá satisfação para aonde vai.
Fonsinho (Emilio Orciollo Netto), um escritor fracassado, que nunca consegue terminar de escrever seu livro e fica enrolado com uma garota de programa, Alana (Juliana Schalch) que ele nunca assume um compromisso sério, por ter medo de enfrentar o relacionamento. Prefere mesmo ter casos com mulheres casadas e prostitutas.
Fernando (Bruno Mazzeo), curte a dor da separação de Vitória (Tainá Muller), que o deixa sozinho no seu apartamento, que ficou grande demais para uma só pessoa. A ex- mulher vai embora, mas deixa ali na casa do ex-marido os seus milhares de sapatos.
Num barzinho, o três amigos falam sobre o universo masculino, entre cervejas e tira gostos, surge todo tipo de assunto. A palavra “suja”, não pode deixar de existir, o palavrão é a forma mais fácil de amenizar as coisas que não podem ser superadas.
No bar também há a figura mítica do garçom, vivido pelo cantor Seu Jorge. Que vira uma espécie de guru, contando suas proezas sexuais, como o negão pegador.
O filme também mostra o conflito do homem, em aceitar a nova mulher, independente, livre.
Entre esses homens que conversam sobre suas vidas, existem as mulheres que se relacionam com eles. Aninha Tarja Preta (Katiuscia Canoro), casada, procura o homem apenas para satisfazer seus desejos sexuais, sem querer algo sério com seu amante, no caso aqui o próprio Fonsinho, que se mostra um homem carente de afetividade, porém não é correspondido pela mulher.
Gaby (Laura Neiva), tem 17 anos, mora no condomínio de Fernando e faz o papel da garota que está em busca de experimentar novidades. Como Fernando é o homem de pouco mais de 35 anos, se ver sem jeito em viver esse relação meio adolescente.
O filme por esses conflitos dos três amigos, tem um misto de comédia, misturada com drama, isso é refletido no reversamento entre a cena do bate papo no bar e as cenas dele fora dali.
Honório compartilha o seu drama de viver a crise no relacionamento e ainda por cima, com medo de ser corno. Por isso busca a ajuda de um detetive particular. Na sua busca acaba invadindo a casa onde sua mulher está jogando baralho com as amigas, vicio que acabou adquirindo por causa do drama no casamento.
Fonsinho nessa suas aventuras, faz de tudo um pouco, finge ser pai que vai deixar a criança na escola, para dar em cima de mãe de aluno, casada. No bar ele aparece para os amigos com Isabela (Juliana Alves) sua amiga e ex-amante, quando ela era casada. Como ainda não viveu o amor, só conhece sobre esse sentimento através de pesquisa na área. E assim seu livro não tem a “ faísca” da relação.
Fernando vai ao tribunal se separar da mulher, porém Vitória se diz confusa e deixa uma esperança de reconciliação, logo depois quebrada, quando ela aparece grávida de seu atual namorado, Wôlney ( Murilo Benício), sócio de uma empresa de publicidade.
No meio dessas relações conflitantes, a conversa do bar, relaxa, os homens vão descrevendo experiências. Rola de tudo na conversa: sobre sexo oral, a dificuldade de transar com a mulher frígida, o pensamento que todo homem tem de achar que o casal de lésbicas querem algo a três incluindo um homem.
Num filme como esse não é bom ter um final triste, apesar de a realidade nem sempre ser como na arte.
O certo é que Fonsinho finalmente resolve assumir a maturidade da sua idade e busca assumir sua relação afetiva com Alana. O casamento é um passo a ser dado por todo homem que busca amadurecer de verdade.
Fernando tenta várias vence entender a separação com a sua mulher. O medo de se envolver com a Gaby vai diminuindo quando ele percebe que a vida tem que seguir um novo rumo e por isso mesmo esse amor adolescente vai trazendo a esperança da docilidade de um novo recomeço. Mas será que ele Comeu?
Honório e Leila percebem que é muito melhor caminhar juntos, olhando para uma mesma direção do que seguir para lados opostos, uma espécie de fuga dos problemas. É o momento de reviver a chama dos primeiros anos de casamento, antes de virem os filhos e da a vida cair na rotina.
O filme E ai comeu?, vem da peça de Marcelo Rubens Paiva (vencedora do Prêmio Shell), que ele mesmo roteirizou na adaptação para o cinema. O filme tem a direção de Felipe Joffily (muita calma nessa hora). A peça é de 1999, porém teve poucas alterações, mesmo 12 anos depois, pouco mudou nas relações afetivas segundo o próprio roteirista.

Nenhum comentário: