Noticias ruins



Muitos estudantes de comunicação se questionam o porque de na maioria das vezes só veicularem noticias tristes nos jornais. Alguns dizem que chama mais atenção e vende mais a má noticia do que a boa. Realmente se formos ver assim faz sentido. Na verdadade no mundo acontecem mais coisas boas do que ruim. Se você para e olha por exemplo as pessoas andando na rua, não vai conseguir ver nada que chame atenção. Porém se derrepente começa uma discussão entre essas pessoas, todos começam a prender o olhar naquela direção e não foi nada planejado, mas um acontecimento real do dia a dia.

Se pegarmos um outro exemplo de pessoas que nascem todos os dias e são noticiadas, veremos que só acontece alguma noticia relacionada a uma nova vida, quando se trata de abandono de incapaz, infaticidio, ou mesmo quando a criança nasce com alguma doença rara. A informação passa pelos critérios de noticiabilidade e para poder ser escolhido uma noticia entre várias deve preencher alguns requisitos.
Tudo bem concordo que devem a ver critérios para se noticiar algo, mas se você parar para pensar esses critérios só olham para o lado da coisa ruim. Pense um pouco. Será que as pessoas na cidade batem muito o carro? Na verdade todos os dias têm acidente no trânsito, mas se formos refletir e ver quantas vezes presenciamos acidentes durante uma semana que usamos a via pública veremos que o número é bem pequeno em relação as pessoas que dirigem com cuidado e usam a direção defensiva.
Muitas pessoas passaram a vida inteira sem serem se quer notadas pela midia, até que um dia você morre em um acidente na BR 116 e um carro do programa 190 está passando no local, ai finalmente seu nome aparece, seu corpo disforme com a lente desfocada da camera vira a atração principal enquanto as pessoas em casa tentam digerir a refeição no intervalo de almoço depois de uma manhã de trabalho cansativa. São minutos de fama que ninguém no mundo gostaria de ter, mas que nessa hora jogado no asfalto quente de uma cidade qualquer e indefeso, você vira alvo fácil, dos programas policiais. 
 
Isso estamos falando de pobres desconhecidos, pois em se tratando de famosos, qualquer noticia relacionadas a eles se torna importante saber, querem ver com quem o artista está se casando, com uma nova paquera, se ele assumiu sua homossexualidade. Claro que aqui também conta o barraco, a baixaria, afinal audiência só dar quando chama a atenção do telespectador e nada melhor que atraves do espetáculo, vendo o circo pegar fogo.
Por trás de cada noticia há uma serie de interesses. Com certeza se foi falado muito de determinado assunto é porque além de ele render dividendos financeiros ele ataca algum grupo em que aquele veiculo de comunicação deseja atingir.
Um exemplo é a Veja que só dá noticia ruim do Governo Federal. Isso porque quem governa o país é o PT e essa revista tem interesse de botar seu próprio partido no poder, no caso a direita ligada a a Jose Serra. Pra que mais noticias ruins do que a do bicheiro Carlinhos Cachoeira e que a Veja insiste em focar em outro assunto desviando as atenções da ligação de seus reportes com o contaventor.
É verdade que tem noticias boas na TV, no caso o esporte que mostra as vitórias dos atletas, a quebra de recordes, a confraternização entre paises nos Jogos Olimpicos, as estórias de superação que são sempre mostradas para tocar o coração das pessoas. Usam da superação de vida do atleta pobre que chega a fama e ajuda a sua familia. Por outro lado, vemos todos os dias contarem estórias de jogadores problema como no caso do Adriano do Flamengo.Para ser sincero o esporte é um parentese que se abre e que equilibra o número de noticias negativas com o de noticias positivas.
Acho que a informação deve ser passada de qualquer jeito. Temos o direito como cidadões de termos acesso as mais variadas informações e atráves delas construimos o nosso repertório de defesa do mundo. Quem tem conhecimento do que rola na sociedade fica mais capacitado de interagir melhor com o se meio.
Alguns até falam que o jornal é um espelho do que acontece na sociedade, porém ele também é um recorte simples de pequenas coisas que acontecem. Não podemos negar o grau de influência da midia, pois ela já derrubou e agitou mercados com informações veiculadas. Só não podemos aceitar tudo como verdade, temos que ter nosso senso critico para avaliar aquilo que pode nos ajudar a mudar aquilo que queremos.


Por Carlos Emanuel

Nenhum comentário: