[...]
Foi
oferecido, porque ele mesmo quis, e não abriu a boca. Ele será
levado como uma ovelha ao matadouro, e como um cordeiro diante do que
tosquia emudecerá, e não abrirá a sua boca.
(Isaías
53:7)
“Não há uma só verdade,
só pontos de vista”
A
Vida de David Gale (The Life of David Gale)
é uma coprodução norte-americana, alemã e inglesa, de 2003, onde
David Gale (Kevin Spacey) é um professor de Filosofia socialmente
privilegiado, acadêmico inteligente, culto, homem exemplar, além de
tudo isto é casado com uma linda mulher, filha de uma rica família
do Texas. Porém, o intelectual tem uma opinião discordante da
maioria dos abonados de seu estado, Gale é contra a pena de morte,
num estado conservador, onde a elite dita as regras de pensamento,
como em qualquer sociedade organizada.
Gale,
filósofo formado pela prestigiada universidade Harvard, tem tudo,
menos sintonia com a opinião predominante em seu estado natal, onde
quem não está de acordo com o modo de vida conservador, leia-se
republicano, do estado dominado pelo clã Bush, está fora dos
padrões.
Gale
é democrata, o que o faz um elemento suspeito em seu estado, ainda
mais em se tratando de um ativista contra a pena de morte, uma
postura nada popular entre a elite intelectual texana. Outro elemento
desabonador da conduta de David Gale em relação à elite da qual
faz parte é que se trata de um homem movido por ideais e não pela
ganância desmedida por bens materiais. Gale está disposto a
sacrificar a própria vida para provar seu ponto de vista.
Após
um escândalo onde sua reputação fica irremediavelmente
comprometida perante a elite que o bajulava, Gale passa de
privilegiado a rejeitado da noite para o dia. Como em uma cruel
ironia, Gale passa de crítico da pena de morte a candidato a vítima
dela. Resta a Bitsey Bloom (Kate Winslet), em uma frenética corrida
contra o tempo, limpar seu nome e salvá-lo da execução. Bitsey
terá de lutar não só contra um sistema tradicional, mas contra
toda uma concepção de mundo.
Bitsey
vê-se subitamente enredada em uma teia de conspiração, mistério,
sexo e morte, onde há elementos que beiram o surreal, como um caubói
misterioso que a persegue, uma organização que é capaz de tudo por
seus ideais, uma femme
fatale
destruidora de homens, paradoxalmente, também há figuras
altruístas, capazes de se doarem de corpo e alma sem hesitar à
causa que abraçaram.
Gale
está à beira da execução quando propõe à News
Magazine
Inc.,
revista onde Bitsey trabalha, que concederá três entrevistas à
repórter se a publicação pagar a seu advogado a quantia de US$
500.000.
Gale
revela a Bitsey os fatos que culminaram com sua prisão e ao mesmo
tempo a manipula para que esta limpe sua imagem manchada pelos
escândalos em que se viu envolvido. Seu verdadeiro objetivo é
transmitir seu legado ao filho e se desculpar com sua ex-esposa.
O
acadêmico serenamente aceita seu melancólico destino e permite que
o executem sem arrependimentos, mas ao final seu saldo é positivo,
pois alcançou seus objetivos e provou que uma morte honrosa pode ser
mais vantajosa do que uma vida longa em meio à mediocridade que o
cercava.
O
filme tem início com a repórter Elizabeth “Bitsey” Bloom em uma
corrida desesperada (a pé) por uma estrada do interior dos EUA, após
o sedã alugado que dirigia apresentar defeito e o motor
superaquecer. O motivo da atitude desvairada só será revelado
posteriormente na narrativa. O filme inicia pelo fim e retrocede para
explicar como o enredo chegou àquele grau de tensão da cena acima
citada.
Agora
o foco é Nova Iorque, em uma redação de uma revista local, a News
Magazine Inc.,
a editora Barbara Kreuster (Cleo King) está assistindo ao noticiário
sobre o caso David Gale pela televisão. A notícia apresenta os
fatos que incriminam Gale, fala também de sua militância contra a
pena de morte, de sua amizade com Constance Harraway (Laura Linney),
sua suposta vítima, ambos professores da Universidade
de Austin,
no Texas.
A
repórter contextualiza a notícia citando também a ONG Death
Watch, onde
David e Constance atuavam. A editora fala ao telefone, ela diz a seu
ouvinte sobre o acordo firmado entre Gale e a revista, onde, pelo
valor de US$ 500.000 seriam concedidas três entrevistas exclusivas
para Bitsey em três dias diferentes, duas horas de entrevista a cada
dia. Seriam na última semana de vida de Gale, a primeira na terça,
outra na quarta e a última na quinta-feira. Na sexta seria a
execução do condenado.
Bitsey
é informada sobre o trato pela editora, então as duas entram na
sala do editor-chefe Joe Mullarkey (Lee Ritchey). É revelado que
Bitsey estivera presa por se recusar a dar os nomes de suas fontes
para as autoridades em uma reportagem sobre pornografia infantil. O
chefe de Bitsey impõe que ela leve um estagiário consigo para o
Texas.
Já
na rodovia que leva a Huntsville, Bitsey e Zack Stemmons (Gabriel
Mann), o estagiário designado para acompanhá-la, discutem o caso.
Zack adota uma postura favorável à inocência de Gale, Bitsey
acredita que ele é culpado. Zack é um esquerdista convicto. É
revelado que David foi o primeiro de sua turma em Harvard, bolsista
em Oxford e que tem dois livros publicados. Também é revelado que
a ex-esposa de David, Sharon Gale (Elizabeth Gast), tem um pai
embaixador na Espanha.
À
noite, a dupla estaciona no acostamento, Zack vai urinar, deixando
Bitsey só. Ela se assusta com a picape que estaciona próxima, ela
chama por Zack. Este aparece, fazendo com que o motorista da
misteriosa picape dê a partida em seu veículo e se afaste ao som de
ópera.
1°
dia de entrevista
Na
manhã seguinte, Zack e Bitsey vão tomar o café da manhã em uma
lanchonete, lá eles conversam, Zack comenta que David está preso
num lugar chamado Unidade
Ellis. A
unidade fica a 15 minutos da cidade. Bitsey pede um café.
Depois
eles pegam seu automóvel alugado e deixam a lanchonete. Eis um
diálogo interessante entre os dois personagens, Bitsey diz: “Onde
há protestantes, há mais igrejas do que lanchonetes.”
Zack
responde: “E há mais prisões do que lanchonetes”
Eles
chegam à Unidade
Ellis – Texas. Departamento Correcional,
como indica a placa da entrada do local. Os dois pegam seus crachás
na entrada.
Na
sala de espera há a seguinte frase: “Nenhum prisioneiro sairá”.
São conduzidos a outra sala, onde encontra-se Duke Grover (Jim
Beaver), relações públicas da penitenciária Huntsville. Ele
informa que há 442 criminosos na Unidade
Ellis
(corredor da morte), e esperam nove anos pela execução. David está
lá desde 1994.
A
dupla é apresentada ao Dr. Belyeu, advogado de Gale. Braxton Belyeu
(Leon Rippy) é seu nome completo. Bitsey encontra-se pela primeira
vez com Gale. Belyeu transmite as regras a Bitsey: as entrevistas
serão sempre às 15h, nada de gravadores, ela deverá passar no
escritório de Belyeu e assinar alguns documentos posteriormente.
Gale
adverte Bitsey que nunca faça perguntas sobre sua ex-mulher ou seu
filho. Ela lhe diz que sempre que um assunto o deixar desconfortável,
ele deverá dizer “segredo”. David inicia sua narrativa, iniciam
os flashbacks,
ele diz que se tornou chefe do departamento de filosofia da
Universidade
de Austin.
David
está dando uma aula, ele diz: “Entendem a ideia de Lacan? As
fantasias têm de ser irreais. Porque no momento, no segundo que
consegue o que quer não quer, não pode querer mais. Para poder
continuar a existir o desejo tem de ter os objetos eternamente
ausentes. Vocês não querem ‘algo’, querem a fantasia desse
‘algo’. O desejo apoia fantasias desvairadas".
Neste
momento a jovem e bela estudante Berlin (Rhona Mitra) irrompe na
sala, atrasada, tirando a concentração de David. Ele retoma sua
explanação: “Foi essa a ideia de Pascal ao dizer que somos
realmente felizes quando sonhamos acordados com a felicidade futura.
Daí o ditado: ‘O melhor da festa é esperar por ela’. Ou:
‘Cuidado com seus desejos’. Não pelo fato de conseguir o que
quer... mas pelo fato de não querer mais depois de conseguir. Então,
a lição de Lacan é: viver de desejos não traz a felicidade. O
verdadeiro significado de ser humano é a luta para viver por ideias
e ideais. E não medir a vida pelo que obtiveram em termos de
desejos, mas pelos momentos de integridade, compaixão, racionalidade
e até auto sacrifício. Porque no final a única forma de medir o
significado de nossas vidas é valorizando a vida dos outros”.
Ao
término da aula, Berlin vai conversar com David. Ela tenta seduzi-lo
em troca de boas notas, já que se trata de uma aluna relapsa. Ela
diz: “Sou capaz de qualquer coisa para passar”.
David
responde: “Terá uma nota excelente se você... estudar”.
David
encontra Constance nos corredores da universidade. Eles discutem
sobre a causa que defendem, a extinção da pena capital. David irá
participar de um debate televisivo com o governador Hardin (Michael
Crabtree), um político reacionário e favorável à pena de morte no
dia seguinte. Ele diz à amiga que irá a uma festa com estudantes e
professores esta noite.
Antes
de sair para a festa, David conversa com Jamie, seu filho pequeno, é
revelado que a mãe do garoto está na Espanha. David põe a criança
para dormir e sai para a festa. Ao som de The
Future, de
Leonard Cohen (cantor e compositor canadense), a festa acontece em
uma grande propriedade. Um professor amigo de David lhe revela que
Berlin fora expulsa da universidade, ela interrompe a conversa. O
colega de David os deixa a sós. Ela volta a flertar com David.
David
vai ao banheiro e é abordado por Berlin dentro do recinto. Eles
fazem sexo dentro do banheiro.
Na
manhã seguinte, David e Constance preparam o que David dirá no
debate com o governador do Texas. David revela que traiu sua esposa
durante a festa com Berlin. Constance se irrita e vai embora. Antes
de ir, ela diz: “Ocorrem 17 mil assassinatos por ano nos Estados
Unidos. Os 10 estados que aboliram a pena de morte têm uma taxa de
assassinato abaixo da média nacional. Se ele meter religião no
meio, só diga que quase todas as denominações no país se opõem à
pena de morte”
Mais
tarde, durante o debate no programa Cara
a Cara (Batter’s Box),
com mediação do apresentador Alan Fruella, David é apresentado
como o co-diretor regional da Death
Watch.
Durante o debate contra o governador Hardin são citados: a Bíblia,
Gandhi, Churchill e Hitler.
“(...) Por outro lado,
muitos políticos apoiam a pena de morte apenas para conseguirem mais
votos; eles sabem que os eleitores desinformados e receosos pelos
níveis de violência são entusiastas de pena capital.” MARTINS,
Francisco. DIREITOS HUMANOS: PENA DE MORTE. Disponível
em:
<http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/penademorte.htm>.
Acesso em: (25/10/2013)
<http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/penademorte.htm>.
Acesso em: (25/10/2013)
Ao
final, fica comprovado que só um mártir poderia redimir um sistema
falho. Logo após o debate, David é preso sob a falsa acusação de
ter estuprado Berlin. Termina o primeiro dia de entrevista e o
primeiro flashback.
Durante
a noite, Bitsey e Zack debatem sobre a acusação de estupro feita
por Berlin, Bitsey diz: “Não há uma verdade, só pontos de
vista.” Eles entram no veículo alugado, o caubói da picape
misteriosa reaparece. Ele os observa nas sombras.
2°
dia de entrevista
A
dupla vai à casa de Constance, onde se deu o suposto assassinato. A
guia os instrui sobre como se deu o fato, ela diz que Constance foi
algemada nua, um saco foi colocado em sua cabeça, a impedindo de
respirar e a chave das algemas foi encontrada em seu estômago. Pouco
depois, eles reveem o caubói.
Na
penitenciária, David explica que Constance foi morta pelo Método
Securitate,
onde a pessoa é algemada e forçada a engolir a chave que a
libertaria, a boca é selada com fita adesiva, um saco é lacrado na
cabeça, tornando-a completamente indefesa perante seus carrascos, à
mercê deles. O condenado revela que já mencionou o método em um de
seus artigos.
Em
novo flashback,
David se despede de Jamie, seu filho, e de sua esposa, que o está
abandonando. Jamie dá ao pai Cloud
Dog, seu
carneiro de pelúcia. Sharon diz a David que dê uma olhada no e-mail
que ela lhe mandou. David vai ao computador e descobre que ela quer o
divórcio e pôs a residência do casal à venda, devido às duas
semanas que David passou preso, tendo sido libertado após Berlin
retirar a acusação de estupro, deixando-o livre, mas com a
integridade moral comprometida perante a comunidade acadêmica e a
sociedade. David torna-se alcoólatra. Em seguida, perde o emprego e
os amigos, exceto Constance, que lhe permaneceu fiel.
David
vai morar na periferia. Devido ao escândalo, passa a ter sérias
dificuldades para conseguir outro emprego. David inicia uma batalha
judicial contra Sharon, que agora mora na Espanha, para rever o
filho. Ele pensa em sequestrar Jamie e é aconselhado por Belyeu a
tratar do alcoolismo. Ele passa a frequentar o Alcoólicos Anônimos.
O ex-professor consegue um emprego e quando vai contar a novidade à
Constance, percebe um estranho hematoma no braço da amiga. Depois
ele constata que ela está com febre.
Pouco
depois, Gale é discriminado por uma ex-aluna e dispensado da Death
Watch, então
se irrita e sai em seu carro descontrolado emocionalmente. David
volta à casa de Constance. Ele está com Cloud
Dog.
Constance desmaia, David a leva ao hospital e é informado por uma
médica que sua amiga tem leucemia. Fim do segundo flashback
e do segundo dia de entrevista.
Bitsey
descobre através de Zack que Belyeu é um advogado incompetente e
que David poderia ter pego prisão perpétua se Belyeu fosse mais
capaz. Zack diz que vai pegar o dinheiro exigido por David para
conceder as entrevistas na cidade de Houston. Eles chegam ao motel
onde estão hospedados já com a maleta com os US$ 500.000 em mãos.
Bitsey descobre que seu quarto foi arrombado.
Eles
descobrem uma fita de videocassete presa ao teto do quarto. Ela está
endereçada a Bitsey, ela coloca a fita no aparelho. Na fita há um
vídeo da morte de Constance.
Terceiro
e último dia de entrevista
Bitsey
e Zack discutem sobre a possibilidade da direita (os republicanos)
ter armado uma conspiração para incriminar David. O caubói começa
a seguir o sedã de Bitsey e Zack. Ele desaparece antes que Zack
anote a placa de sua picape.
Bitsey
leva a fita para Belyeu, ele sugere que poderia ser uma falsificação.
A
execução é marcada para as 18h do dia seguinte. Belyeu sugere
também que o tribunal poderia alegar que o próprio David havia
enviado a fita à Bitsey para manipulá-la e conseguir um adiamento
de sua execução.
Bitsey
vê o caubói misterioso entrando no elevador do prédio do qual ela
acabara de sair. Ele está se dirigindo ao escritório de Belyeu.
Isto lhe causa estranheza. Zack passa a seguir o caubói após este
deixar o prédio. O caubói consegue despistá-lo.
Bitsey
passa a suspeitar que está sendo manipulada por David. Na
penitenciária, ele conta que o nome do caubói é Dusty, ou Dustin,
Emil Wright (Matt Craven) e que este era muito próximo de Constance,
Dusty havia testemunhado no tribunal contra David, talvez por
represália devido ao suposto crime contra sua amiga.
David
revela que se envolveu com Constance antes desta morrer. Novo
flashback,
Constance discursa para uma multidão de companheiros da Death
Watch:
“Quando você mata alguém, rouba sua família. Não somente de um
ente querido, mas também de sua humanidade. Enrijece o coração da
família com ódio. Você rouba dela o poder de objetividade
civilizada, os condena à sede de vingança. É algo horrível e
cruel. Mas ceder a esse ódio nunca será a solução. O dano estará
feito e mesmo depois da vingança, continuamos sedentos. Saímos da
casa da morte dizendo que a injeção letal foi boa demais para o
condenado. No final, uma sociedade civilizada deve viver com a dura
verdade. Quem busca vingança, cava sepulturas.”
À
noite, na casa de Constance, David e ela conversam. Ela fala sobre os
Estágios de
Kübler-Ross,
pelos quais
todos os doentes terminais passam: raiva, negação, negociação,
depressão, aceitação. David a seduz e eles fazem sexo. Constance
se despe de sua imagem de mulher forte e revela sua fragilidade para
David.
David
é novamente preso, desta vez acusado da morte de Constance.
Bitsey
passa suspeitar de Dusty, seria ele o assassino de Constance e teria
incriminado David? Este revela a Bitsey que não há mais tempo para
salvá-lo, apenas pede que ela limpe seu nome diante de seu filho.
Após
escurecer, Bitsey pergunta a Belyeu se Constance e Dustin eram
amantes, ele diz que existem boatos apenas.
4°
dia – dia da execução
David
é levado para o local onde ocorrerá a execução por injeção
letal. Após ter passado a noite trabalhando no caso, Bitsey desperta
pela manhã. Ela e Zack pegam a TV e o videocassete do quarto de
Bitsey e vão a Austin para o local onde se deu a morte de Constance
para reencenar sua morte. Bitsey assume o papel de Constance na
reconstituição, arriscando a própria vida.
Ela
descobre que Constance havia cometido suicídio e que queria provar
que um inocente (Gale) poderia ser condenado pelo sistema penal
norte-americano. A repórter e Zack chegam à conclusão que Dusty
fora quem lhe enviara a cópia da fita de vídeo.
Ela
e Zack vão à residência de Dustin em busca de provas. Eles armam
um plano para enganar Dustin e recolher as provas necessárias para
libertar Gale, que seria a fita original. Zack liga para Dustin e
marca um encontro para afastá-lo de casa, enquanto Bitsey entra na
residência do fundamentalista e pega a fita original.
O
relações públicas da prisão diz aos jornalistas que as execuções
no Texas acontecem às 18h, neste momento são 17h05. Duke Grover, o
relações públicas, dá um comunicado à imprensa, ele diz: “[...]
após dizer as últimas palavras, a injeção será aplicada...
tiopental sódico usado como sedativo... faz a pessoa dormir...
brometo de pancurônio... para paralisar o diafragma e os pulmões.
Cloreto de potássio para parar o coração. O custo total do
coquetel de drogas para o Texas é de aproximadamente U$ 86,08 por
execução”.
Dusty
deixa sua moradia para se encontrar com Zack. Bitsey invade a casa do
caubói. Ela encontra o que procurava. A fita mostra o suicídio e
seus preparativos. Dustin aparece no vídeo. Zack surge na casa do
caubói e assusta Bitsey, os dois deixam o local com a fita, enquanto
Dusty os observa de longe. Ele sorri satisfeito.
Eles correm contra o tempo
para interromper a execução, faltam oito minutos. Zack sai do sedã
para ligar para o governador do Texas para suspender a execução.
Bitsey lhe pede que ligue também para o carcereiro, para Nova Iorque
e para o Supremo Tribunal.
Os
carcereiros levam Gale para seu último banho. Bitsey dirigia para
Huntsville quando o motor do carro alugado superaqueceu, forçando-a
a seguir o resto do caminho até a penitenciária correndo (cena
exibida no início do filme). Ela tenta pegar carona em uma
camionete, mas o motorista se nega a apanhá-la.
Há
uma manifestação nos arredores da prisão. Há um grande alvoroço
no local, 50% dos manifestantes é contra e a outra metade é a favor
da execução.
Para
desespero de Bitsey, às 18h18 o relações públicas Duke Grover
informa oficialmente a morte do condenado. Ele diz que David foi
declarado morto às 18h12, amarrado à maca às 18h02. Não houve
nenhum discurso de Gale e nem a presença dos familiares de
Constance. E não haverá declarações dos mesmos após a execução.
A
pena de morte garante que os condenados não repetirão os crimes que
os levaram à execução, mas, ao contrário das penas de prisão, a
pena de morte tem como risco o facto de os erros
judiciais não poderem nunca ser corrigidos. Haverá sempre o risco
de executar inocentes.
MARTINS,
Francisco. DIREITOS HUMANOS: PENA DE MORTE. Disponível
em:
<http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/penademorte.htm>.
Acesso em: (25/10/2013)
<http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/penademorte.htm>.
Acesso em: (25/10/2013)
Dusty
foge para evitar complicações com a justiça por ter auxiliado no
suicídio de sua amiga. Bitsey libera a fita de vídeo para a
imprensa de todo o país. Repórteres e polícia invadem a casa de
Dusty à procura de mais provas. Os repórteres revelam o preconceito
dos norte-americanos, segundo pesquisas, negros e latinos são cinco
vezes mais propensos à condenação à pena de morte do que homens
brancos, como Gale.
Dusty
se encontra com Belyeu em um banheiro de aeroporto, é revelada a
conspiração da Death
Watch para
provar que a pena de morte é falha. Belyeu fazia parte da Death
Watch e fora
indicado para defender David com a intenção de perder o caso e
levá-lo à execução, com o devido consentimento do acusado.
Belyeu
entrega uma maleta com dinheiro, passaporte e um bilhete a Dustin.
Dusty vai até a Espanha e deixa os US$ 500.000 na porta da
residência de Sharon.
Bitsey
recebe em seu trabalho uma caixa pelo correio. Dentro está Cloud
Dog, o
carneiro de pelúcia do filho de David. Dentro do brinquedo há a
fita que prova que David ajudara no suicídio de Constance.
O
simbolismo religioso por trás do Cloud Dog
O
brinquedo revela a natureza de David e Constance dentro do simbolismo
religioso do filme. Por trás da vida e da morte de David e
Constance, há dois cordeiros que foram passivamente para a morte e
aceitaram seus destinos com resignação. Os dois Cordeiros de Deus,
ou expiadores dos pecados dos homens, como Cristo.
“No dia seguinte
viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis aqui o Cordeiro
de Deus, eis aqui o que tira o pecado do mundo.” (João 1:29)
“E vendo a
Jesus, que ia passando, disse: Eis ali o Cordeiro de Deus.” (João
1:36)
“E olhei: e eis
que o Cordeiro estava em pé sobre o monte Sião e com ele cento e
quarenta e quatro mil, que tinham escrito sobre suas testas o nome
dele, e o nome de seu Pai.” (Apocalipse 14:1)
Assim
como Constance engolira a chave para sua liberdade, o cordeiro tem a
chave de todo o mistério em seu interior. Dentro da caixa, Bitsey
também encontra uma carta de Belyeu.
Sharon
abre a maleta e descobre o cartão postal enviado por Berlin a David,
que prova que o mártir não a havia estuprado. O cartão diz: ”Não
pode imaginar como me sinto mal. Berlin, a estudante que era capaz de
qualquer coisa”
Dusty
assiste a uma ópera na Europa, onde a protagonista comete suicídio.
A
Vida de David Gale é um drama/thriller
norte-americano onde a nossa concepção de mundo é posta à prova e
somos obrigados a refletir se as causas e ideologias que sempre
defendemos são realmente as mais justas e humanitárias.
O
filme apresenta um discurso panfletário contra a pena de morte, onde
todos os elementos do debate nos levam a apenas uma conclusão: a
pena de morte, como forma de punição contra crimes hediondos, é
uma falácia que serve de instrumento de dominação de uma classe
sobre a outra. Eis alguns dados sobre a pena capital:
Cerca
de 90 países praticam a pena de morte.
Gastam-se
cerca de dois milhões e meio de dólares para se executar uma
pessoa, nos Estados Unidos.
Até
2000 trinta e cinco condenados com retardo mental foram executados,
apesar do governo federal americano e doze estados proibirem isso.
Desde
1970, oitenta e sete americanos deixaram de ser executados por terem
sidos comprovados erros em seus processos, e comprovada sua inocência
pouco antes da execução. Da
SILVA,Vandeler Ferreira.
PENA
DE MORTE NO BRASIL
apud
SUPERINTERESSANTE, 2001, p. 44. Disponível em:
<http://www.infoescola.com/direito/pena-de-morte-no-brasil/>
Acesso
em: (05/11/2013)
Segundo
um argumento presente dentro do enredo da película, negros e latinos
são cinco vezes mais propensos à condenação pela pena capital do
que homens brancos nos EUA.
“Entre
1930 e 1996, 4220 prisioneiros foram executados nos Estados Unidos
(mais da metade eram negros)”.
Da
SILVA,Vandeler Ferreira.
PENA
DE MORTE NO BRASIL
apud
SUPERINTERESSANTE, 2001, p. 44. Disponível em:
<http://www.infoescola.com/direito/pena-de-morte-no-brasil/>
Acesso
em: (05/11/2013)
O que ocorreria ao sistema se
um homem branco, bem sucedido, heterossexual e respeitado dentro da
comunidade fosse condenado à injeção letal?
É
esta hipótese que move toda a narrativa e nos faz questionar se
devemos permanecer em nossa zona de conforto ou se devemos nos
mobilizar e nos engajarmos para mudar o que está estabelecido,
disfarçado como regra social, que na verdade é um sistema
discriminatório.
Segundo a Declaração
Universal dos Direitos Humanos:
Artigo III:
“Toda
pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”
Artigo V:
“Ninguém
será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel,
desumano ou degradante.”
Alan Parker é considerado um
diretor com exímio domínio da técnica cinematográfica. Vindo da
publicidade, Parker pertence à escola de diretores autorais da
década de 70 que ganharam visibilidade em seus países e depois
migraram para Hollywood, renovando e influenciando a arte de realizar
cinema no mundo. Infelizmente, o inglês não dirigiu mais nenhum
filme após A
Vida de David Gale,
este soco no estômago dos conservadores de plantão. Se trata de um
diretor com um fôlego que se renova a cada trabalho, com trabalhos
bastante diversificados entre si, mas sempre deixando sua digital nas
películas que realizou.
O
diretor inglês Alan Parker foi também responsável por obras
importantes como o terror Coração
Satânico (Angel Heart)
de 1987, o drama premiado com o Oscar de Melhor Trilha Sonora e
Melhor Roteiro Adaptado O
Expresso da Meia-Noite (Midnight Express) de
1978, o também drama premiado com Melhor Fotografia Mississippi
em Chamas (Mississippi Burning)
de 1988 e o musical psicodélico Pink
Floyd - The Wall
(idem) de 1982.
O orçamento de A
Vida de David Gale
foi de US$ 50 milhões.
Referências:
DIREITOS
HUMANOS – PENA DE MORTE.
MARTINS, Francisco. 25/10/2005. Disponível em:
<http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/penademorte.htm>
Acesso em 25/10/2013
DECLARAÇÃO
UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Disponível
em:
<http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>Acesso
em 25/10/2013
BÍBLIA
SAGRADA. São
Paulo. Livraria Editora Iracema LTDA. 1979
PENA
DE MORTE NO BRASIL.
DA SILVA, Vandeler Ferreira. Disponível em:
<http://www.infoescola.com/direito/pena-de-morte-no-brasil/>
Acesso em 05/11/2013
IMDB.
Disponível
em:
<http://www.imdb.com/title/tt0289992/>
Acesso em 05/11/2013
BOX
OFFICE MOJO.11/05/2013.
Disponível em:
<http://www.boxofficemojo.com/oscar/movies/?id=midnightexpress.htm>
Acesso em 06/11/2013
Por Roberto Eduardo
3 comentários:
excelente,pois relata a verdade sobre a pena de morte que ocorre em varios paises
MELHOR RESENHA (ENCONTRADA NA NET), SOBRE O FILME: A VIDA DE DAVID GALE. Vi o filme, achei bem interessante mas não consegui entender certos detalhes. Com esta resenha bem escrita entendi perfeitamente. Parabens ao autor
Otima resenha. Nos permite entender todos as faces da obra cinematografica.
Postar um comentário