Os Alienados encerrou temporada na noite deste domingo no Sesc Emiliano Queiroz em Fortaleza

A estória fala sobre uma dona de casa Vilma interpretada pela atriz Marcia Ribeiro que esquece de viver por causa da TV. Passa o dia inteiro assistindo os programas que passam na telinha e nem liga para os problemas na sua própria casa. Seu marido Ricardo um profissional graduado que no entanto trabalhava como auxiliar de escritório, passa o dia se queixando do seu infortúnio, isso faz com que Vilma se revolte das queixas do seu marido e volte ao seu mundo virtual.

Rosana sua filha de apenas 12 anos descobre estar gravida e vai contar a sua mãe Vilma, porem essa não consegue entender devido estar ligada nos personagens da TV. Vilma chora, rir, faz tarefas domesticas e ate malha diante da Tela. Só depois Ricardo descobre que sua filha esta gravida e entra em contanto com a mãe do garoto de 11 anos que teve uma relação com Rosana. Nessa conversa Ricardo e Suzana acabam se aproximando e namorando, mesmo assim Vilma não percebe a traição pois ela só tem olhos para a TV.

Quando o garoto pai do filho de Rosana some, sua mãe, Ricardo e a própria Rosana vão ao programa de TV Gatinho Livre. Enquanto em casa Vilma ver eles, no entanto mesmo achando eles parecidos com seu marido e sua filha, ela não percebe que a historia fala sobre sua família.

No fim Ricardo volta a sua casa para buscar suas roupas e de sua filha Rosana, quando vai contar a estória para Vilma que quer se separar, ela aparentemente cai na real, porem quando Ricardo propõem separar aos bens, Vilma surta e se agarra a TV, onde permanece vivendo através das estórias fictícias.

Os Alienados é uma obra escrita pela Psicopedagoga, Psicoterapeuta, Pós-graduada em Medicina Comportamental e Psicopedagogia, além de Bacharel em Artes Cênicas, Lou de Olivier que pelas suas publicações e escritos ganhou dois prêmios na Inglaterra. No Brasil foi laureada em 2008 com os prêmios: Mulher, Linda Mulher e Personalidade do Ano.A Autora tem ainda quatorze textos teatrais e um cinematográfico. Lou ainda se destacou recebendo prêmios na Europa e teve a sua obra sendo montada em Portugal com o nome de : Os Alucinados.

A comedia Os Alienados foi escrita em 1998 e destaca o distanciamento familiar e o sensacionalismo televisivo. Nessa noite a obra foi encenada mais uma vez, dessa vez em Fortaleza no Teatro Emiliano Queiroz onde encerrou sua temporada interpretada pela Cia de Teatro Introspectus, produzida e dirigida pela atriz Marcia Ribeiro.

O grupo Introspectus fundado em 2010 tem seu trabalho baseado no Teatro da Solidão Solidaria, um método de inclusão social criado pelo dramaturgo e Diretor Teatral pernambucano Ivan Antonio. Além de produzir e encenar o espetáculo a Cia realiza oficinas, desenvolvendo atualmente uma parceria com a Escola Espaço Vivencia.

Por Carlos Emanuel
 

Nenhum comentário: